• Energia Solar para Empresas, Indústrias, Residências e Propriedade Rural.
  • Acesse seu monitoramento online
background

Relatório de análise de geração solar do mês de setembro de 2021

Relatório de análise de geração solar do mês de setembro de 2021

Relatório de análise de geração solar do mês de setembro de 2021

Através do estudo realizado pela equipe de engenharia da Yes, foi verificado que no mês de setembro vários sistemas tiveram uma produção abaixo do esperado para o período, levantando dúvidas sobre as condições climáticas e os seus impactos na geração solar. Os sistemas apresentaram reduções entre 20% e 45% de geração sobre a expectativa para o mês de setembro através dos sistemas monitorados.

A variação entre os sistemas se dá pelas condições individuais de cada instalação, sendo os módulos direcionados ao norte menos afetados. Contudo, não é apenas esse fator que influencia na geração solar, outros fatores locais podem influenciar como sombras de árvores, sujeiras e nebulosidade.

O mês de setembro, no Rio Grande do Sul, é reconhecido pelo início da primavera que começa no dia 21/09 no equinócio de primavera, com dias de duração iguais entre noites e dias. Setembro também é conhecido por ser um mês chuvoso em Porto Alegre, com médias de precipitação acima de 168mm, sendo um dos meses de maior precipitação do ano, conforme a média anual de precipitação para Porto Alegre.

Média de Precipitação Porto Alegre (Fonte: SOMAR Meteorologia)

 

O ano de 2021 está sendo marcado pelo fim do efeito La Niña, o que causa a tendência a maiores acumulados de chuvas na região Sul do Brasil, e o mês de setembro apresentou precipitação acumulada maior do que a média histórica do mês.

O acumulado deste mês chegou a 195,8mm, cerca de 16,07% a mais da média de precipitação. Esta alta precipitação impacta de diversas maneiras no tempo, como dias mais nebulosos e neblina no início do dia. A influência destes fatores se mostra diretamente relacionada com a radiação solar disponível na superfície da terra, reduzindo a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos na região.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.