• Somos Especialistas em Energia Solar
Energia Solar como Solução Para a Atual Crise Energética do Brasil

O Brasil vive a segunda crise energética depois de 20 anos. Isso se deve principalmente por conta de o país enfrentar um cenário de escassez de chuvas desde o final de 2020, o que limita a produção das hidrelétricas, responsável por mais de 60% da capacidade de geração de energia elétrica nacional.

Segundo o InfoSolar, a falta de chuvas regulares criou um cenário em que as afluências verificadas desde setembro de 2020 se configuram como as piores dos últimos 91 anos. O subsistema elétrico Sudeste/Centro-Oeste opera com apenas 23,01% da capacidade máxima de armazenamento, segundo dados do ONS (24/08).

Além disso, com a retomada das atividades econômicas e o abrandamento da pandemia, a carga no sistema elétrico nacional vem crescendo em relação ao ano anterior.

Desde outubro de 2020, as instituições responsáveis pelo setor elétrico têm adotado medidas excepcionais para preservar o recurso hidrelétrico. Entre as medidas, está o uso de centrais termelétricas, que tornam o custo da energia para o consumidor final maior, levando ao acionamento da bandeira vermelha patamar II.

O setor de energia solar é vacina contra o aumento de tarifas e racionamento, pois tem grande potencial para evitar outras crises, com a diversificação da matriz elétrica nacional, diminuição da dependência da geração hídrica e térmica, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais. Além disso, a energia solar é uma fonte de energia limpa, mais econômica e de baixo impacto ao meio ambiente.

A ideia do governo é que nos próximos anos será necessário promover a matriz energética em 6 GW por ano, sendo boa parte da energia solar. O maior incentivo à geração própria de energia renovável, como proposto no Projeto de Lei (PL) nº 5.829/2019, que cria um marco legal para a modalidade, fortalecerá a segurança de suprimento elétrico em tempos de crise hídrica, bandeira vermelha na conta de luz pelo uso de termelétricas fósseis e risco de racionamento.

A geração própria de energia solar já está presente em 5.257 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo o Rio Grande do Sul o terceiro estado com maior potência instalada, atrás de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: InfoSolar /ABSOLAR.

 

Deseja maiores informações sobre Energia Solar?

Realize agora o seu orçamento!

Ou entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo.

Fale pelo WhatsApp